sexta-feira, 26 de junho de 2009

O REI DO POP...


Ontem todo o mundo foi surpreendido com a notícia da morte do rei da música pop, Michael Jackson.

Para mim foi muito triste, pois desde sempre fui uma grande fã da arte de Jackson. E digo realmente que desde então estou de luto sincero, apesar da certeza de que sua genialidade artística permanecerá para sempre.

Michael Jackson inovou o mundo da música através de uma longa carreira de polêmica e muito sucesso. Reiventou (ou inventou) o conceito de pop, criou uma nova forma de se fazer videoclipes, aliou ritmo, voz e dança com uma qualidade incomparável. Tornou-se um ícone e entrou para a história.

Sem dúvida um grande perda, dessas que dói mesmo sentir. E de todas as que eu já pude noticiar nesses meus 26 anos de vida, a de Michael é, até onde me lembro, a maior na trajetória da música e já deixa um grande vazio...

Rest in peace, Michael!



quarta-feira, 24 de junho de 2009

Recomendo...

... Duas fontes valiosíssimas de informação.

Não só para estudantes de jornalismo, mas para o público em geral que se interessa pelo que acontece no Brasil e no mundo e prima por informação com qualidade.

Observatório da Imprensa:
Você, de fato, "nunca mais vai ler jornal do mesmo jeito."

Rádio Band News F.M.: 89.5 Informação 24 horas com comentaristas e jornalistas de 1ª linha. Destaque para o jornal diário Band News, de 7h00 às 9h00 com o jornalista Ricardo Boechat.

quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma de jornalista não é mais obrigatório


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 17, que jornalista não precisa ter diploma para exercer a profissão. Por 8 votos a 1, o STF derrubou a exigência do diploma de jornalismo. Essa obrigatoriedade tinha sido imposta por um decreto-lei de 1969, época em que o País era governado pela ditadura militar. (Fonte Estadão 18/jun/2009)

Confesso que essa decisão me deixou preocupada... Tenho lido e relido dezenas de comentários acerca do tema. Artigos de "jornalistas" e "não jornalistas", críticas e elogios a essa nova decisão. Não pensei que as opiniões estivessem de certa forma tão bem divididas.

Como estudante de jornalismo e de fato com paixão pela carreira, tenho inicialmente a lamentar pela atitude do Ilustríssimo Sr. Gilmar Mendes.

Mas da mesma forma, não consigo acreditar que tal medida mudará a preferência do mercado por profissionais do jornalismo que comprovem formação acadêmica. Isso me deixa um pouco mais tranquila. E nem penso que teria mudado de idéia em relação a meu ingresso na Universidade caso a decisão do Supremo houvesse ocorrido há mais tempo.

Continuo pensando que é de suma importância o dia-a-dia de sala de aula. As teorias aprendidas, as atividades práticas, o estudo das técnicas e da ética, dos processos de leitura e escrita... Uma etapa que faz toda a diferença para o exercício efetivo da carreira jornalística, uma espécie de nivelamento dos futuros profissionais.

A novidade, repito, me deixa preocupada. Já li sobre uma possível redução do salário médio dos jornalistas que a medida vai acarretar... Já soube da impossibilidade de revogação da decisão... Já sinto que a concorrência, que já era imensa, vai aumentar.

E já que, pelo visto, não posso junto a meus coleguinhas de classe fazer algo realmente concreto pra mudar a nova realidade, decido pelo aprendizado contínuo, por buscar me manter atualizada 24 horas por dia e pela dedicação verdadeira à carreira já, de certa forma, extinta. E que assim, entre diplomados e não, salvem-se, mais uma vez, os melhores!!

terça-feira, 16 de junho de 2009

O que é o amor?


Aproveitando o clima do mês mais romântico do ano, segue abaixo um e-mail lindo que recebi. Verdade ou não, fato é que os versinhos nos tocam o coração...

O que é o amor?

Foi dia dos namorados, e eu aproveito a ocasião para compartilhar aqui uma interessantíssima pesquisa feita por profissionais de educação e psicologia a um grupo de crianças entre 4 e 8 anos, cujo tema foi:

O QUE É O AMOR?

Vejam algumas das respostas:

"Amor é quando alguém te magoa, e você, mesmo muito magoado, não grita, porque sabe que isso fere seus sentimentos."

"Quando minha avó pegou artrite, ela não podia se debruçar para pintar as unhas dos dedos do pé. Meu avô é que agora pinta as unhas para ela, mesmo quando ele tem artrite."

"Amor é quando uma menina coloca perfume e o menino coloca loção depois da barba, e eles saem juntos e se cheiram."

"Eu sei que minha irmã mais velha me ama, porque me dá todas as suas roupas velhas e tem que sair para comprar outras."

"Amor é como uma velhinha e um velhinho que ainda são muito amigos, mesmo se conhecendo há muito tempo."

"Quando alguém te ama, a forma de falar seu nome é diferente."

"Amor é quando minha mãe faz café para o meu pai e toma um gole antes, para ter certeza que está do gosto dele."

"Pra aprender a amar melhor, a gente tem que começar com um amigo que não gosta muito, não."

"Durante minha apresentação de piano, vi meu pai na platéia me acenando e sorrindo. Era a única pessoa fazendo isso e eu já não tava mais com medo."

"Amor é quando você fala para um garoto que linda camisa ele está vestindo e ele veste ela todo dia."

"Quando você ama alguém, seus olhos sobem e descem e pequenas estrelas saem de você."

"Amor é quando seu cachorro lambe sua cara, mesmo depois que você deixa ele sozinho o dia inteiro."

"Amor é quando você sai para comer e oferece suas batatinhas fritas, sem esperar que a outra pessoa te ofereça as batatinhas dela."

(e a gente acha tão complicado...)

As duas últimas pra mim são as mais fofas!! Escolham as suas preferidas também!!!

"ALL YOU NEED IS LOVE!!!"

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Dia dos namorados

Adoooooooooooro dia 12 de junho!!!

Dia de sair com o amorzinho, ir pra um lugar bacaninha, trocar presentes, beijinhos, abraços...

E melhor ainda quando o dia cai bem numa sexta feira, né? E sempre depois de um feriado. Ótimo!!

Já passei alguns dias dos namorados sozinha e tudo bem que, como tudo na vida, isso também tem seu lado bom, né? Afinal não precisar gastar dinheiro com presentes é sempre um lado ótimo. Mas estar ao lado de quem se ama e ter um dia todo especial pra isso é ainda melhor.

Ontem mesmo, já no clima do 12 de junho, pude assistir pela 3ª vez a um dos romances mais lindos e que mais me fez chorar até hoje: Diário de Uma Paixão. Dica imperdível para quem adooora filmes românticos, com estórias inesquecíveis.


Então, só pra terminar o post curtinho e mais meloso do ano, nada como uma música de Djavan. A minha preferida...

Pétala

O seu amor
Reluz
Que nem riqueza
Asa do meu destino
Clareza do tino
Pétala
De estrela caindo
Bem devagar...

Oh! meu amor!
Viver
É todo sacrifício
Feito em seu nome
Quanto mais desejo
Um beijo, um beijo seu
Muito mais eu vejo
Gosto em viver
Viver!

Por ser exato
O amor não cabe em si
Por ser encantado
O amor revela-se
Por ser amor
Invade
E fim!!
Uhúúú!!

terça-feira, 2 de junho de 2009

Breves

Agora só ano que vem...


A vida tá corrida, o semestre tá acabando, estou me envolvendo em umas 10 mil diferentes frentes de trabalho para compensar a não participação em nenhum estágio no jornalismo e tá muito bom assim.

Semana passada decidi dar adeus à velha e boa academia. Isso na prática significa = Mais tempo pra estudar, mais tempo pra ver o Jornal das 18h00 da Globo News, mais tempo para ir ao cinema, mais tempo para ver filmes, mais tempo para escrever e fazer trabalhos, mais tempo para ir ao supermercado, mais tempo para fazer hora extra na PUC e compensar minhas horas a débito, mais tempo para dar caronas a mamãe e a irmã. Ah, e mais alguns quilinhos também. Mas isso é só um detalhe, né?

Semana passada também fui parada pela 1ª vez em uma blitz policial. Me senti péssima, mesmo sem dever nada... Estranho, né?? Acho que é a sensação de estar diante de uma autoridade e medo de acabar pagando algum mico e parecer suspeita de alguma coisa... Gostei não.

Semana passada também descobri que o Arnaldo Jabor não é jornalista, que a 5ª temporada de Lost continua mais incrível que nunca, que definitivamente vou ter que esperar o fim do mês pra comprar meu notebook e que o fim das minhas aulas de cinema me deixaram em deprê profunda...

No mais, é isso!!

Ah!! E hoje um PARABÉNS MAIS QUE ESPECIAL PARA O GRANDE, INCRÍVEL, ADMIRÁVEL E SENSACIONAL TIM RICE-OXLEY. O maravilhoso pianista e compositor do Keane. (Mais info no http://www.keaneinperfectsymmetry.blogspot.com/ )

Parabéns Tiiiiim!!