quinta-feira, 18 de junho de 2009

Diploma de jornalista não é mais obrigatório


O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu nesta quarta-feira, 17, que jornalista não precisa ter diploma para exercer a profissão. Por 8 votos a 1, o STF derrubou a exigência do diploma de jornalismo. Essa obrigatoriedade tinha sido imposta por um decreto-lei de 1969, época em que o País era governado pela ditadura militar. (Fonte Estadão 18/jun/2009)

Confesso que essa decisão me deixou preocupada... Tenho lido e relido dezenas de comentários acerca do tema. Artigos de "jornalistas" e "não jornalistas", críticas e elogios a essa nova decisão. Não pensei que as opiniões estivessem de certa forma tão bem divididas.

Como estudante de jornalismo e de fato com paixão pela carreira, tenho inicialmente a lamentar pela atitude do Ilustríssimo Sr. Gilmar Mendes.

Mas da mesma forma, não consigo acreditar que tal medida mudará a preferência do mercado por profissionais do jornalismo que comprovem formação acadêmica. Isso me deixa um pouco mais tranquila. E nem penso que teria mudado de idéia em relação a meu ingresso na Universidade caso a decisão do Supremo houvesse ocorrido há mais tempo.

Continuo pensando que é de suma importância o dia-a-dia de sala de aula. As teorias aprendidas, as atividades práticas, o estudo das técnicas e da ética, dos processos de leitura e escrita... Uma etapa que faz toda a diferença para o exercício efetivo da carreira jornalística, uma espécie de nivelamento dos futuros profissionais.

A novidade, repito, me deixa preocupada. Já li sobre uma possível redução do salário médio dos jornalistas que a medida vai acarretar... Já soube da impossibilidade de revogação da decisão... Já sinto que a concorrência, que já era imensa, vai aumentar.

E já que, pelo visto, não posso junto a meus coleguinhas de classe fazer algo realmente concreto pra mudar a nova realidade, decido pelo aprendizado contínuo, por buscar me manter atualizada 24 horas por dia e pela dedicação verdadeira à carreira já, de certa forma, extinta. E que assim, entre diplomados e não, salvem-se, mais uma vez, os melhores!!

2 comentários:

Lucas Amaral disse...

eh rafa, mas eh q nem RI, muita gente que nao eh formada am RI trabalha com RI e isso so agrega. tem muitas areas que eu acho que sao super falhas no jornalismo pelo fato do jornalista ser formado em jornalismo e nao em outras areas. muitas vezes jornalistas falam sobre politica sem ter a menor noçao do que estao falando; falam sobre ecologia, economia, meio-ambiente e por ai vai, sem ter a menor noçao do que estao falando. mas eh a vida ne hauahu

Rafa disse...

Mas o bom jornalista deve se dedicar constantemente e procurar especializar-se na área de maior interesse. Talvez essa decisão melhore a qualificação dos que realmente querem se manter na carreira, Lucas.