quinta-feira, 26 de março de 2009

Um dia dedicado ao cinema


Hoje está sendo um dia muito bacana! Na verdade começou ontem...

Decidi pegar na Biblioteca da UNI um dos livros indicados pelo Prof. Nísio (Fundamentos de Cinema) sobre o início do cinema: "Vocês Ainda Não Ouviram Nada - A Barulhenta História do Cinema Mudo" de Celso Sabadin. De cara já achei o livro fascinante! Cheio de gravuras, com um índice super denso e completo, e ainda prefácio de Rubens Ewald Filho. Comecei a ler ontem mesmo e espero terminar logo. A abordagem é muito boa! Conta desde o início do que hoje entendemos por cinema e traz registros históricos de todos os nomes envolvidos em sua criação. Uma obra importantíssima para todos aqueles que, como eu, amam de verdade a 7ª arte.

Mas então, depois de pegar esse livro e um outro também sobre cinema, mais voltado ao gênero do documentário, decidi que vou procurar me dedicar mais ao estudo do tema. Querendo ou não, é uma das opções que pretendo seguir quando me formar jornalista. Das duas uma: Ou enveredo para o jornalismo impresso internacional ou então me torno crítica de cinema! Foi por isso que hoje mesmo, na hora do almoço, decidi fazer minha ficha em uma locadora de altíssima qualidade localizada aqui pertinho do meu trabalho, na PUC Coração Eucarístico. O nome é Cristal e a especialidade são filmes raros e importados. O máximo! De cara já pude pegar três filmes que buscava há um tempinho:

-Mera Coincidência (esse mais por obrigação, pra fazer um trabalho de faculdade)
-Festim Diabólico, do gênio Hitchcock (indicação preciosa do Prof. Nísio. Sem dúvida um clássico.)
-Crepúsculo dos Deuses (outra indicação do Prof. Nísio)

E o que é mais incrível de tudo isso?? Ter finalmente a oportunidade de acesso a verdadeiras obras-primas do cinema. Impressionante como lá tem quase todos os filmes que eu já pude imaginar. A coleção de Hitchcock mesmo, acredito que seja completa! E outros clássicos incontáveis. Material pra assistir por muitos anos.
Sempre fui muito apaixonada por cinema e desde nova me metia a ser crítica dos filmes que assistia. Sempre gostei de decorar o nome dos atores, diretores, apreciar os trailers, ler críticas na internet e ver produções de quase todos os gêneros (sou apaixonada por suspense e drama, mas ficção científica, por exemplo, nunca foi meu forte!).

Mas aí agora minha intenção é fugir um pouco dos lançamentos e me apegar a produções mais antigas, glorificadas pelos grandes roteiros, pelo pioneirismo nos efeitos, na montagem e nas temáticas, pelas antológicas atuações ... Acho que se realmente me interesso por cinema e pretendo um dia seguir nessa área profissionalmente, nada mais básico do que conhecer a fundo as produções que fizeram história. E como é maravilhoso ocupar o tempo com aquilo que realmente vale a pena... =)
"O cinema é um modo divino de contar a vida." (Federico Fellini)

Nenhum comentário: