sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

E viva a 7ª arte!

Nessa última semana pude assistir a dois filmes realmente bons. "O leitor" e "Foi apenas um sonho". Ambos com importantes indicações ao Oscar, sendo o primeiro indicado nas principais categorias.

Em "Foi apenas um sonho", a interpretação de Leonardo Di Caprio chega a impressionar. Não dá pra entender como ele, mais uma vez, não foi indicado à categoria de melhor ator pela Academia. A história que, acreditava eu, tinha tudo para ser um desses romances bem lindos de se assistir no cinema, surpreende pela temática forte, revelando várias facetas reais do relacionamento humano. A maior parte das cenas envolvendo os protagonistas Di Caprio e Kate Winslet são intensas, literamente gritantes e chega a nos fazer questionar a verdadeira causa de tal turbilhão de sentimentos. Saimos do cinema com a sensação de que poderíamos ter entendido mais. E de certa forma irritados por não termos saído felizes como normalmente ocorre quando vemos as histórias de amor da vida irreal.

"O leitor" também superou minhas expectativas. Winslet emociona com sua atuação, seu andar, seu olhar, sua frieza sofrida permanente durante mais de 120 minutos. Não há o clima doce dos romances tradicionais e não existem de fato nem mocinhos nem bandidos. O processo de velhice dos atores é impecável... A cena do toca fitas, o aprendizado das letras em momento tardio, o sentimento tão forte e repreendido, os campos de concentração nazistas, surpreendemente vazios... Uma obra prima!






"Kate Winslet, na minha opinião, em sua melhor atuação."

Nenhum comentário: