quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Uh! Que estranho!

Ontem fui ao cinema! Terça feira irresistível. Aquela que você só paga R$3,00 de meia entrada. Sabe qualé??? Então, lá fomos eu, minha irmã e minha mãe, pegar um cineminha de fim de tarde no Shopping Cidade.

A sala? LOTADA!!! Exatamente do jeito que eu não gosto. Nunca me cansarei de repetir que meu sonho é um dia ir ao cinema e ter a sala toda só pra mim... Imagina??? Sem ninguém pra fazer piadinha durante o filme, comer pipoca bem do seu lado, sair exatamente durante as últimas cenas pra ir ao banheiro e tapar a legenda da fala mais esperada do filme inteiro... Aliás, por falar nisso, uma vez eu quase consegui essa façanha. Foi há uns 4 ou 5 anos, quando fui assistir ao magnífico 21 GRAMAS em uma das últimas sessões de domingo também no Shopping Cidade. Deviam ter umas 6 pessoas na sala, e como todo mundo ficou meio afastado, tive a incrível sensação de estar sozinha! Resultado: O filme, que já era bom, mexeu ainda mais comigo e fiquei quase uma semana com a história na cabeça...

Mas voltando a sala de ontem, tava lotada, né? E aí nem deu pra me isolar propositadamente dos grupinhos de jovens que, só de olhar, sabemos que certamente farão piadinha durante o filme inteiro, tirando completamente a concentração indispensável à qualquer apreciação da 7ª arte. Ainda sim eu me mantive firme em minha cadeira, só acompanhando a lotação da sala e aguardando ansiosamente o início do filme.

O filme? OS ESTRANHOS, um terror de Bryan Bertino, com Liv Tyler (ótima no papel), Scott Spideman e mais outros três atores mascarados. Já adianto que logo na fila da entrada do cinema, umas pessoas meio atôa já começaram a falar que o filme era ruim, que não valia a pena... E blábláblá! Tudo que eu precisava para querer ainda mais entrar na sala e começar logo a assistir ao filme. É sempre assim: quanto mais falam que um filme é ruim, sem roteiro, meio cansativo e com péssimas atuações, mais eu quero assistir e tirar minhas próprias conclusões. Não que o inverso não seja verdadeiro (filmes muito cotados me atraem de cara tmb), mas acho ótimo assistir a um filme repleto de críticas e concluir que a maioria dos que disseram isso não entendem muito de cinema de verdade. Pelo menos para mim, né?

Então, depois de eu e minha irmã termos precisado pedir "educadamente" a uns jovens na fila da frente para fazerem um pouco mais de silêncio e nos deixarem ver o filme (ao que recebemos a bela resposta "Ah, mas é que o filme tem legenda!") eu posso dizer que acabei gostando do filme sim. Gritei muuuuuuito em algumas cenas... Cenas de susto mesmo, dessas que não dão muito pra prever. O clima de suspense é bem feito, com pouquíssimos diálogos e pouco enredo.

Inclusive foi esse um dos motivos das críticas ao filme: falta de história, de explicação! Mas cá pra nós, desde quando serial killer precisa de motivos claros e justos para fazer crueldade e terror psicológico com alguém? Desde quando isso, gente? Então tá. Outra coisa bacana é o clima sombrio do filme. Ele se passa quase todo durante a noite, em um lugar desertaço, com um bando de assassinos usando umas máscaras bizarras e aterrorizando a vida do casal bacaninha do filme. De fato não há muita ação, muitas cenas de envolvimento cara a cara (ou melhor, cara e máscara) entre mocinhos e bandidos. É muito mais o clima de "o que vai acontecer? " do que "tá acontecendo de fato!". É muito mais "ai, o mascarado tá vindo" do que "aiai, o mascarado já veio".

Em uma escala de 0 a 5 eu daria 3,5. Aplausos para a atuação de Liv, para a direção que criou um clima de suspense com altas chances para gritos, para a caracterização bizarra e fria dos assassinos, para a escassez de diálogo e valorização de sons estranhos e clima sombrio. Digamos que o 1,5 negativo deve-se principalmente à falta de maior originalidade de roteiro e às cenas finais que poderiam ter sido muuuuuito melhor exploradas. Mas de qualquer forma eu gostei e sim, eu recomendo!

Dizem por aí que haverá "Os Estranhos 2". Vamos ver então no que esse próximo vai dar! O próximo de minha lista? "Vicky Cristina Barcelona", de Woody Allen. Outro gênero. Acho que esse é ainda mais certo de que eu vá gostar!

2 comentários:

Lucas Amaral disse...

adoro filmes sem mtas falas, da pra prestar mais atençao nos detalhes e tudo o mais!

Rafa disse...

Então! Vê se vai assistir depois. É bacana!